quinta-feira, 21 de junho de 2007

Problemas com taxa de Download e Upload, afinal de quem é a culpa?

Problemas com taxa de Download e Upload, afinal de quem é a culpa?

Existem diversos mitos envolvendo as taxas de download e upload, gostaria de tentar esclarecer de forma didática (se é que é possivel...), um questionamento muito comum aos usuários de internet, em todos os níveis, e este artigo foi motivado por inúmeras dúvidas de clientes a respeito de sua velocidade de conexão: "Porque minha taxa de upload e download varia tanto?". Tomando ao acaso, escolhi uma configuração mínima para um pc, para servir de parâmetro: processador de 1.1 giga, 256M de Ram, com um sistema operacional compativél com as configurações, (sim xp funciona nestes moldes, Ubuntu 7.04 perfeitamente), e é claro placa de rede 10/x, ou modem para acesso discado, conexão Via Rádio com banda individualizada de 650Kb/s.

Lembrando que sua taxa de dowload e upload máxima é calculada aproximadamente em 12% da sua velocidade de conexão, simples pegue sua velocidade de conexão (650kbits), divida por 100 (650kbits/100 = 6.5) e em seguida multiplique por 12 (6.5 x 12 = 78), o resultado é em Kbites por segundo.

Vamos aos agentes que contribuem para o problema: Tecnologia de acesso (Xdsl, docsis (cable), wi-fi, discado, wi-max, rádio etc e etc), Provedor de acesso, servidor de Download/Upload.

Tipo de acesso: Adsl e discado - Muitas das Vezes o meio físico não é adequado (redes antiquadas e instalações residenciais precárias)

Docsis, redes com gerenciamento inadequando por parte das prestadoras de TV.

Wi-fi e wi-max - Barreiras físicas, excessos de usuário em uma mesma antena ou hotspot e presença de equipamentos que emitam frequências próximas as utilizadas por esse tipo de acesso.

Provedor: Existe um termo que muitos usúarios desconhecem, que é "índice de compartilhamento", a maioria dos provedores tem uma quantidade limitada de banda disponivél para seus usuários, e é claro mais usúarios do que link, o que faz com que em determinados momentos aconteçam ocilações na velocidade de conexão.
Exemplificando: Um link de 10Mbits (10240Kbits) de um provedor téoricamente comporta 40 usuários navegando a 256Kbits, mas é claro que o número de usuários na maioria das vezes supera o tamanho do link do provedor, com isso o provedor se vê forçado a gerênciar esse acesso, quando esta gerência existe, desta forma ao invés de 40 passam a 50, 60... 80 (Ufa!!!), é dificil o usuário perceber esta modificação, mas alguns provedores abusam desta manobra, e deixam o úsuario na nostálgica sensação de um legítimo acesso discado...
É bom lembrar que muitos provedores possuem limitação de banda de Upload, isto interfere no seu envio de arquivos a uma outra máquina, e-mails, envio de arquivos via mensageiros (yahoo messenger, msn e etc), programas de envio de arquivos via FTTP e faz com que as reded P2P utilizadas pelo kazaa e recentemente pelo Joost não funcionem perfeitamente.

Servidor de Dowload/Upload: Esses indubitávélmente, são os maiores vilões no quesito dowload e upload lento. Quantas vezes você tentou abrir um vídeo no YouTube com sua conexão de altíssima velocidade e não conseguiu carregar o streaming na sua velocidade máxima de conexão? Ou ainda, experimente deixar para fazer sua declaração de isento de IR no último dia pela internet? Mera semelhança? Não, os servidores que hospedam a página ou o arquivo possuem limitação de usuários simultâneos. Na verdade quando você acessa um um site, por exemplo: www.acessa.com, você está buscando informações no servidor em que a página está hospedada, ou seja, você faz um download de informações neste servidor, e o seu navegador interpreta essas informações e a gerencia de forma ordenada, fazendo download de imagens e textos.
Por exemplo, um site disponibiliza 100Kb/s de informações simultâneas (upload), ou seja um usuário com taxa de dowload de 100Kb/s, vai fazer dowload das informações a 100Kb, 2 usuários a 50Kb, 4 usuários a 25 kb/s para cada usuário acessando simultaneamênte, e por ai vai ate que se chega a uma velocidade tão pequena, por exemplo 1 kbt/s, que o navegador entende que a página está fora do ar, quando o problema são usuários simultâneos. Agora imagine para visualizar um vídeo no YouTube, quanto de banda de upload a Gigante de Montain View (Google), vai ter que disponibilizar para todos os acessos de seus usuários? Bom é uma conta astronômica, e motivo de muitos críticos duvidarem que é possivél manter um site desse porte no ar, o mesmo e válido para programas de compartilhamento como Emule e redes Torrent.


Outros fatores como, sistema operacional (o Window$ e mestre em roubar conexão para atualiações automáticas e blá blá blá, No Ubuntu - Linux chega-se a atingir quase 100% de taxa de dowload e upload,dependendo do site - servidor- é claro!) , vírus,spyweres, malweres, spans, scans e redes internas, também podem interferir na sua velocidade de conexão.

Nenhum comentário: