quarta-feira, 20 de junho de 2007

Mercado de BL no Brasil, selva de eucaliptos e ervas daninhas

De um lado as Gigantes e aglomeradas "telecons", de outro, os provedores locais e regionais, brigando por um "marketshare" cada vez mais acirrado, usuário a usuário.

Hoje os alocados nas regiões mais urbanizadas já desconhecem o termo "Usuários de última milha", porque ao menos uma prestadora de telefonia já os atende, tá certo que pode ser um acesso discado, 56k ou quase isso, mas vá lá, é um acesso. hoje o mercado de internet BL é configurado principalmente por, provedores cabo, provedores xdsl, prestadores de Rádio e Wi-fi, e até Home PNA. As grandes teles abusam e avançam com seu departamento jurídico em busca de derrubar os muros das licitações, vide caso Telcomp e Abrafix, onde a Oi conseguiu uma liminar que permite a comercialização e operação de internet na frequência de 3,5 GHz (Wi-max), em quanto alguns provedores locais caminham como tartarugas de ré, outros de maneira séria, servindo acesso BL com gerência decente, a duras penas.

Neste Panorama, as grandes teles encontram dificuldade em penetrar em alguns mercados locais, cobertos por provedores de pequeno porte, devido a grande personalização do atendimento e muitas das vezes, boa qualidade nos serviços. Por outro lado os pequenos sofrem com o acirrado marketing ativo imposto pelas grandes telecons que possuem "teralescos" bancos de dados que promovem uma convergência de produtos e serviços que com brilhantes calculos matématicos, demonstram as diversas vantagens em assinar um plano de TV, telefonia e Internet, mas nem sempre com qualidade, por outro lado, os provedores locais operam com preços abaixo do mercado, mas muita das vezes pecam na gerência de seus serviços, e no meio disso tudo está o cliente, atônito e calejado, e com a seguinte filosofia "Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça".

Afinal em quem confiar? No Brasil a questão tecnológica tem avançado, mas a preocupação das empresas em conquistar mercado está além da capacidade de atingir qualitativamente os que desejam o(s) serviço(s).

Um comentário:

Bruno disse...

Muito Bom.. bem escrito e claro.